09/05/13

XXIII Desfile de Carros Eléctricos - Maio de 2013

No passado Sábado, dia 4 de Maio, realizou-se mais um Desfile de Carros Eléctricos. Este evento, que já é praticamente um acontecimento que já faz parte da vida cultural da cidade do Porto, contou com grande interesse e entusiasmo da parte dos entusiastas dos eléctricos, dos turistas e da população em geral.

O desfile teve inicio pouco depois das 15:30, e contou com diversos carros eléctricos, dos quais se destacam o eléctrico 500 (exemplar único, datado de 1951). Outros carros que mereceram destaque foram os eléctricos 100, 288, 373 e o atrelado nº 25.


No entanto, e repetindo a iniciativa do ano anterior, o desfile foi encabeçado pelo carro americano nº8, que era puxado por uma parelha de cavalos.





Por outro lado, nota-se igualmente que os entusiastas e fotógrafos que pretenderam acompanhar o desfile utilizaram outros meios de transporte, como a bicicleta.


A primeira parte do desfile terminou no Passeio Alegre, iniciando-se de imediato o regresso a Massarelos.



Aí, foi feita uma breve paragem, onde mais uma vez se pôde apreciar alguns dos mais belos exemplares que o Museu do Carro Eléctrico conta no seu espólio. É um facto a assinalar, pois de momento o Museu encontra-se encerrado ao público, sem data de prevista de reabertura. O carro-torre 49 esteve exposto no exterior do Museu, promovendo a venda de diversos produtos relacionados com a temática dos eléctricos.


A viagem prosseguiu até ao Infante, uma paragem já habitual nestes desfiles. Por entre várias curvas, foi possível aos viajantes apreciarem as belas vistas que as cidades do Porto e de Gaia têm para oferecer a quem passa.


No Infante, seguiu-se mais uma paragem técnica - que foi seguida com interesse por alguns participantes do desfile. No entanto, não se pense que foi um fácil para os guarda-freios da empresa, visto que este desfile constituiu um dia diferente, mas com muito trabalho acrescido.




Finalmente, o regresso a Massarelos. Para muitos, foi o fim da viagem - mas não sem antes terem a oportunidade de verem os carros eléctricos de volta ao seu pouso habitual. Um dos momentos presenciados foi o regresso do Eléctrico 500 á Remise de Massarelos, ao lado dos eléctricos que fazem serviço regular nas linhas 1, 18 e 22.




Porém, para outros viajantes, a viagem ainda continuaria a bordo do eléctrico 203, cujo percurso foi entre Massarelos, Batalha e o Carmo. Foi uma viagem especial, que contou com uma prova de vinhos a bordo, organizada pela Linha 22 - Mercearia Café. Foi a primeira vez que esta empresa se associou a este evento. Para além disso, o desfile contou com a animação proporcionada pela escola de música de Costa Cabral.



Foi um dia diferente em todos os aspectos - para quem gosta dos eléctricos, para o pessoal da STCP (afecto a estes serviços), até para os próprios carros em si. Para o ano, espera-se que haja mais - pois dias como este já são uma tradição na vida do Burgo tripeiro.


PS: Reportagem também disponível no site Terminal Intermodal, da autoria de Fábio Pires.

Sem comentários:

Enviar um comentário